Internacionais
NTEM HOMENAGEIA PROFESSOR RAFAEL CARDOSO EM PONTA PORÃ
Data da publicação: 20-11-2015 8:50:39
NTEM comemora 5 anos com Seminário e “Prêmio Professor Rafael Cardoso”.

A Prefeitura Municipal de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Educação e o NTEM- Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal, realizou nos dias 9 e 10 de novembro no Centro Internacional de Convenções Miguel Gomez, nos período matutino e vespertino, o IV Seminário de Tecnologia Educacional e 1º concurso de Stop Motion – Prêmio Professor Rafael Cardoso em comemoração aos 5 anos de NTEM.

Neste evento aconteceu o seminário intitulado IV Seminário de Tecnologia Educacional onde professores atuantes nas STE’s das escolas Municipais tiveram a oportunidade de apresentar os projetos educacionais com o uso das TIC’s (tecnologia da informação e comunicação) como recurso de potencializador no processo de ensino e aprendizagem sendo cada um em sua comunidade escolar.

O evento também foi apresentado o resultado 1º Concurso de Stop Motion- Prêmio Professor Rafael Cardoso. Este referido concurso foi idealizado pela equipe do NTEM e passou por diversas etapas de desenvolvimento, como: elaboração de fichas de inscrição, do regulamento, viabilizando oficinas para conhecimento da técnica de animação stop motion, sendo que nesta etapa contou com a colaboração da professora de Arte Tatiane Moraes que auxiliou os professores participantes através de quatro encontros presenciais em que a técnica foi estudada na teoria e na prática e posteriormente ser aplicada e colocada em prática nas escolas e turmas participantes.

Participaram do concurso oito instituições de Ensino da Rede Municipal, 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em que os professores da sala de tecnologia juntamente com um professor colaborador orientaram a turma participante. E ao finalizar as produções, os filmes foram avaliados por uma equipe de jurados especializados que escolheram as três melhores produções, sendo primeiro lugar com troféu de ouro, o segundo lugar com troféu de prata e o terceiro lugar com troféu de bronze. As três equipes tiveram como prêmio tablets para cada integrante das equipes vencedoras, doados pela Receita Federal através de uma parceria firmada com a Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação.

A cerimônia de entrega de Troféus e prêmios às equipes ganhadoras se deu no dia 10 de novembro, e contou com a presença de todas as equipes representando cada escola participante, com diretores, coordenadores, professores e alunos. Também contou com a presença da secretária, professora Denize Silva de Oliveira e professora Márcia Ortis da silva, além da ilustre presença da mãe do professor homenageado, a senhora Luzia Cardoso, irmã Danielly Cardoso e da viúva professora Florinda Espindola.

Desta forma o resultado foi esse:

1º lugar – E.M. São João – Com Professor da STE Fábio Paim, professora colaboradora Mirian Toledo  o filme  “ Zé Mimeografo e Mª Impressora;

2º Lugar – E.P.M João Carlos Pinheiro Marques- Profª da STE Katiuci Corrêa, professoras colaboradoras, Bianca Alcântara Negrete e Kellen Mello,com o filme “Tecnologia x Educação”

3º Lugar _ E.M.R Juvenal Fróes- profª da STE Vera Lúcia Ribeiro, professor colaborador Raphael Bitencourt, com o filme  “ Evolução da Tecnologia em minha escola”.

Nesses dois dias que transcorreu o evento foi alusivo a comemoração dos cinco anos de existência do NTEM- Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal, que em toda sua trajetória contribuiu e continua contribuindo para melhoria da qualidade da educação nas escolas do Município.

HOMENAGEADO

O professor Rafael Cardoso homenageado no 1º concurso de Stop Motion era funcionário público municipal, uma pessoa participativa na sociedade da fronteira, onde apoiava várias instituições e participava de clube de motociclistas. Ele morreu no dia 2 de março deste ano em acidente de motocicleta ocorrido na MS-164 rodovia que interliga Ponta Porã a Antônio João. A morte prematura do professor causou forte comoção na comunidade, já que seu círculo de amizade era bastante grande.


Comentar desde tu Facebook