Internacionais
DIA MUNDIAL DE COMBATE A AIDS, MARCADA COM CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO
Data da publicação: 01-12-2015 09:20:46
Secretaria de Saude e SAE realizam conscientização e prevenção no dia nacional de luta contra a AIDS em Ponta Porã.

Segundo integrantes do SAE são mais de 300 pacientes do próprio município e da vizinha Pedro Juan Caballero e de cidades como Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas, Tacuru e Bela Vista.

No dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a AIDS a Secretaria Municipal de Saúde e SAE, vão desenvolver ações voltadas para a orientação e conscientização das pessoas sobre a prevenção. Somente com o uso de preservativos como a ‘camisinha’ é possível evitar a doença através de uma relação sexual.

O enfermeiro e pedagogo, Alberto Jungen Wider, especialista em gestão hospitalar e mestre em saúde pública, disse que atualmente a rede pública disponibiliza todos os medicamentos necessários para os pacientes que contraíram o vírus da AIDS.

“É importante destacar que se a pessoa constatou através de exames ter contraído o vírus da AIDS, a orientação é para que procure imediatamente o SAE para iniciar o tratamento. Hoje temos pacientes que foram infectados e vivem com a doença há mais de 20 anos. Todo o atendimento é feito gratuitamente na rede pública”, disse.

Outra informação do enfermeiro está relacionada a pessoas que sofrem algum tipo de violência sexual. “Imediatamente devem procurar o SAE para que sejam realizados os exames para saber se não foi infectada pelo vírus da AIDS ou outro tipo de doença sexualmente transmissível”, orienta.

Como parte do Dia Mundial de Combate a AIDS nesta terça-feira, 1º de dezembro, ele explica que será feito um trabalho de panfletagem no semáforo situado na avenida Brasil esquina com Sete de Setembro, centro da cidade, e no final da tarde no Parque dos Ervais.

Nos panfletos que já estão sendo distribuídos são repassadas informações como “A AIDS não escolhe sua vítima. Mas você pode escolher a prevenção”. Outra mensagem é a seguinte: “use sempre a camisinha, ela é o método mais eficaz de prevenir a AIDS e também as outras doenças sexualmente transmissíveis”. Lembrando que as unidades básicas de saúde mantidas pela Prefeitura Municipal distribuem preservativos masculinos gratuitamente.

Atualmente atendidos pelo SAE são 196 entre homens e mulheres vivendo com AIDS em Ponta Porã e em Pedro Juan Caballero 32 pessoas vivem com a doença. Na soma com as cidades de Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas, Tacuru e Bela Vista, o número de pessoas que estão em tratamento chega a 365 pessoas.


Comentar desde tu Facebook