politica
Vereadores abrem ano legislativo e elegem as comissões permanentes
Data da publicação: 03-02-2017 6:25:37
O presidente da Casa de Leis, Otaviano Cardoso, disse que cada vereador está comprometido em ajudar na transformação de Ponta Porã.

A Câmara de Vereadores de Ponta Porã realizou na tarde desta quinta-feira, 02 de fevereiro, a primeira sessão ordinária do ano legislativo de 2017. A sessão foi conduzida pela Mesa Diretora composta pelo presidente, Otaviano Cardoso, o 1° vice-presidente, Jelson Bernabé, 2° vice-presidente, Edevaldo Mattoso, o 1° secretário, Candinho Gabinio e a 2ª secretária, Neli Abdulahad.

No inicio da cerimonia o prefeito, Hélio Peluffo e o coordenador chefe da Defensoria Pública, Dr. Pedro Paulo Gasparini, fizeram parte da mesa de trabalhos.

Para iniciar a sessão, lideranças religiosas, Padre Nilton e Pastor Ébano, abençoaram o Legislativo para que os parlamentares tenham um ano com muito êxito nos trabalhos em prol da população.

Em seu pronunciamento, o presidente da Casa de Leis, Otaviano Cardoso, disse que cada vereador está comprometido em ajudar na transformação de Ponta Porã. "Tenha certeza que cada vereador está comprometido, pois estamos vivendo um momento em que o agente público deve ser transparente em seus atos e principalmente deve ouvir a voz das ruas. Tenho certeza que a população de Ponta Porã tem uma expectativa muito grande. Sei que a demanda é maior que as expectativas, mas Deus capacitará para que sejamos instrumentos dEle e trabalharemos para o beneficio de todos", disse Cardoso.

O coordenador chefe da Defensoria Pública, Dr. Pedro Paulo Gasparini fez o uso palavra agradeceu a oportunidade concedida pelo presidente da Casa Legislativa, para que a Defensoria pudesse estar presente. "Agradeço a oportunidade em estar aqui e falo que a Câmara Municipal é a casa do povo, assim como a Defensoria Pública é a casa daqueles que necessitam de atendimento jurídico para alcançar seus objetivos. É muito importante esse entrosamento entre os dois órgãos e também da prefeitura, para que consigamos atender os anseios e necessidades da população", disse Dr. Gasparini.

O prefeito, Hélio Peluffo em seu pronunciamento disse que sente muita honra e satisfação em participar da primeira sessão ordinária de 2017 e recordou que já fez parte da Casa de Leis.

Peluffo também relatou sobre a situação em que a prefeitura foi entregue pela administração anterior e falou sobre as expectativas do futuro. "O dever de prestar contas a esta Casa impõe a necessidade de mencionar algumas situações gerenciais bastante desagradáveis que podemos identificar na Prefeitura nestes primeiros 30 dias de administração. O mais grave é o cenário de abandono do patrimônio público e da infraestrutura da cidade. A estrutura física dos prédios municipais – escolas, centros de educação infantil, unidades de saúde – por absoluta falta de manutenção chegou a um ponto insuportável. A falta de investimentos na manutenção acabou deteriorando o patrimônio público que é de toda a população", explicou.

O prefeito explicou que medidas estão sendo tomadas em todos os âmbitos do município, sendo necessário investimento pesado. Desta maneira solicitou apoio do Governo do Estado para recuperação de vias e estradas. "Menciono esse quadro desolador não pelo esporte de atirar pedras na gestão anterior, muito menos pela pequena política de criar desculpas. Aprendi que a vida só pode ser compreendida quando se olha para trás, mas só pode ser vivida olhando-se para a frente". E é o que vamos fazer: olhar para frente", justificou Hélio Peluffo.

Comissões permanentes

Em prosseguimento, o primeiro secretário, Candido Gabinio, fez a leitura do expediente com ofícios, projetos de lei e projetos de resolução. Em sequencia. Otaviano Cardoso convidou os 16 parlamentares para a votação das comissões permanente de acordo com o Artigo 78 do Regimento Interno.

Após a conferencia de votos obtidos, as comissões foram compostas da seguinte forma: Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final com Marcelino Nunes, Marquinhos e Neli. Comissão de Economia Finanças e Fiscalização com Edevaldo Mattoso, Paulo Roberto e Rony Lino. Comissão de Obras e Serviços Públicos Desenvolvimento; Produção e Meio Ambiente com Agnaldo Miudinho, profª Anny e Farid Afif. Comissão de Educação, Ciência, Cultura, Esporte e Lazer com profª Anny, Daniel Marques e Wanderley Avelino. E Comissão de Saúde, Assistência Social e Seguridade Social com Adão Dauzacker, Edinho Quintana e Rafael Modesto.

Otaviano Cardoso disse que através das comissões permanentes a Câmara conseguirá ter ainda mais eficiência nos trabalhos. "Os componentes das comissões tem que lutar para que os recursos sejam aplicados corretamente, fiscalizando os projetos encaminhados pelo Poder Executivo", disse o presidente.

Entre os acontecimentos, houve o descerramento da foto do ex-presidente, Daniel Valdez – Puka, na galeria de fotos de ex-presidentes. Durante o descerramento, Puka agradeceu o apoio dos vereadores e servidores que estiveram com ele durante o seu mandato.

Para finalizar o presidente agradeceu a presença de todos e reforçou que a Câmara de Vereadores caminhará com a Prefeitura ouvindo os anseios da população e erguerá o município do caos que foi deixado pela administração passada. Além disso, Otaviano relembrou a todos, que as sessões ordinárias a partir da semana que vem acontecerão nas terças-feiras às 14h, no Plenário Isaac Borges Capilé.

A sessão ordinária contou com a presença de todos os vereadores, além do prefeito, Hélio Peluffo, secretários municipais, lideranças religiosas, representantes de órgãos públicos, lideranças de comunidades, imprensa e representantes dos mais diversos segmentos da sociedade fronteiriça.


Comentar desde tu Facebook