Nacionais
Saúde desenvolveu ações de prevenção à tuberculose em Ponta Porã
Data da publicação: 04-04-2017 21:29:30
A Prefeitura de Ponta Porã através da Secretaria de Saúde realizou na última semana uma Ação Educativa devido ao Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose que é lembrado na data de 24 de março.

A ação de panfletagem aconteceu no semáforo da esquina da Avenida Brasil com a Sete de Setembro, no centro da cidade.

A ação contou com a participação da Vigilância Epidemiológica, Vigilância em Saúde, CCZ, Imunização, Saúde do Trabalhador e Vigilância Sanitária. O objetivo foi conscientizar e sensibilizar a população acerca dessa doença que atinge 32,4 pessoas a cada e 100 mil habitantes, sendo que o principal sintoma da doença é a tosse por mais de três semanas, com ou sem catarro. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), em 2015 a tuberculose foi uma das dez principais causas de morte em todo o mundo.

Importante ressaltar que a tuberculose atinge principalmente o pulmão, com predomínio em indivíduos economicamente ativos, considerado uma doença prioritária no Brasil de responsabilidade da saúde pública, com tratamento e exames disponibilizados pelos SUS – Sistema Único de Saúde.

A gerente da Vigilância em Saúde, Marina Derzi,  informou que uma equipe está atuando nos bairros de Ponta Porã, iniciando o trabalho pela região do Jardim Planalto, com implementação de ações na localidade como um curso para capacitação que aconteceu na sexta-feira, dia 31 de março.


Comentar desde tu Facebook