Locais
Prefeitura reativa Programa de Estratégia de Saúde da Família
Data da publicação: 31-05-2017 14:07:28
Prefeito Hélio Peluffo determinou a reativação de programa que estava desativado há mais de um ano em Ponta Porã

A Prefeitura de Ponta Porã reativou no mês de maio o programa Estratégia de Saúde da Família em bairros do município. Por determinação do prefeito Hélio Peluffo, a secretaria municipal de saúde, reiniciou o acompanhamento médico para a população mais carente, que sofre com a falta de atendimento médico qualificado.

Na última terça-feira, o prefeito Hélio Peluffo Filho, o secretário de Saúde do município, Patrick Derzi e mais uma equipe composta por médico, dentista, agentes de saúde e enfermeiros, estiveram no Bairro Conquista, na área invadida da Ferroviária.

No local, muitas famílias tem dificuldades de atendimento e por isso esse tipo de visita de equipes médicas é muito importante para a comunidade. O prefeito Hélio Peluffo acompanhou a equipe médica no Bairro Conquista. “Nós estamos fazendo com o Dr Patrick um trabalho de reestruturação da saúde. Além de equipar e reestruturar os postos de saúde, que vai acontecer em breve, o secretário de saúde está reestruturando também todos os projetos que nós temos na saúde. Hoje nós podemos dizer a população de Ponta Porã que todos os programas estão funcionando, que todos os postos têm médicos atendendo e eu estou acompanhando junto com o Dr Patrick, o trabalho das equipes e ver como eles estão atendendo a comunidade. Principalmente em uma área como essa da ferrovia, que é extremamente carente e necessita de um atendimento especial. Nessa área, por exemplo, existem brasileiros casados com paraguaias, o brasileiro tem carteira, a paraguaia não tem em muitos casos. Mas nós precisamos olhar o aspecto humano. Esse é o nosso compromisso e por isso parabenizo toda a equipe da secretaria de saúde, que está reativando todos os projetos importantes para a comunidade”, declarou Hélio.

O secretário municipal de saúde, Patrick Derzi também destacou a importância da reativação do programa de visita familiar. “Esse programa de visita a família é um projeto da Estratégia da Família do Ministério da Saúde, que estava desativado há mais de um ano em Ponta Porã. Nós reativamos esse atendimento domiciliar feito pelas equipes dos ESFs, composta por médicos, enfermeiros, dentistas, vacinadores, que levam as vacinas as casas das pessoas. Essas visitas são muitos importantes, em muitos casos existem pacientes acamados, idosos ou com algum tipo de deficiência física, que não podem se deslocar até as unidades de saúde. E por isso nós fazemos esse atendimento justamente para atender esses pacientes em áreas de mais difícil acesso. Esse trabalho já foi iniciado no Distrito de Sanga Puitã e vamos atender todas as áreas em Ponta Porã”, afirmou Patrick Derzi.


Comentar desde tu Facebook